Categoria: Saúde Natural

O que é “caminhada rápida”? Descubra a velocidade saudável

Eles nos dizem que caminhar em um ritmo “leve” ou “rápido” é benéfico para a saúde, mas como sabemos se estamos indo muito devagar ou muito rápido?

Você quer saber quanto exercício deve fazer para manter a forma e eles aconselham, por exemplo, a caminhar de 7 a 8 quilômetros por dia em ritmo acelerado. E a velocidade é a chave, porque se você andar muito devagar, como se estivesse andando, não poderá esperar todos os benefícios possíveis da sua sessão de exercícios.

Mas o que está acontecendo rápido ou leve? O que é lento para alguns não é rápido para outros? Não é uma avaliação muito subjetiva? Sim, é por isso que especialistas como a Dra. Catrine Tudor-Locke queriam refinar.

O RITMO PERFEITO DE UMA CAMINHADA SAUDÁVEL

A primeira resposta de um especialista pode ser: a velocidade deve ser suficiente para multiplicar a taxa metabólica de repouso por três . O que não esclarece muito.

Outra resposta típica de um especialista seria: a velocidade apropriada é aquela que requer 70% da nossa frequência cardíaca máxima. Isso não apenas não nos oferece conselhos compreensíveis, como também abre a questão sobre qual será a freqüência cardíaca máxima.

PODE CANTAR?

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças, do Governo dos Estados Unidos, oferece um conselho mais lírico: o passo leve é ​​aquele que permite que você fale, mas não cante. Mas é necessário ser uma pessoa peculiar para começar a cantar durante a sessão de exercícios para realizar verificações técnicas.

Catrine Tudor-Locke, da Universidade de Massachusetts em Amherst, publicou um estudo no British Journal of Sports Medicine para resolver o problema de uma vez por todas.

CERCA DE 100 PASSOS POR MINUTO

Depois de analisar os 38 estudos mais rigorosos sobre exercício físico, benefícios à saúde e freqüência cardíaca, respiratória, metabólica, diferentes índices de massa corporal, idade e outras variáveis, ele encontrou uma resposta quase milimétrica: o passo da luz é aquele que abrange 4 , 3 km por hora. Em outras palavras, 100 passos por minuto (ou seja, quase dois por segundo). Esses números já são bastante concretos e práticos.

Você não precisa de nenhum aplicativo ou dispositivo parafusado no braço. Conte os passos que você executa em 10 segundos e multiplique por 6 para conhecer seu ritmo.

É uma velocidade que é confortável, não cansativa, para a maioria das pessoas. Se você está em muito boas condições físicas e tem menos de 60 anos, pode dar mais alguns movimentos por minuto, diz Tudor-Locke.

POR QUANTO TEMPO?

Uma vez que sabemos exatamente qual é o ritmo certo, precisamos esclarecer o tempo ou a distância. O médico de Massachusetts sugere um mínimo de 3.000 passos leves por dia ou, o que é o mesmo, meia hora de caminhada.

A quantidade de calorias queimadas em meia hora de caminhada leve depende de fatores como peso corporal, inclinação do terreno ou temperatura, mas, em média, podemos queimar cerca de 250 calorias.

Exercitar-se com os requisitos mencionados acima nos proporciona um benefício geral à saúde: para os sistemas cardiovascular e respiratório, para o cérebro, imunidade ou sistema músculo-esquelético.

Mas se nos sentimos à vontade, podemos ir da caminhada “leve” para a caminhada “vigorosa”. Tudor-Locke não anda por aí: o ritmo de uma caminhada cientificamente vigorosa é de 130 passos por minuto. Um pouco mais -140 etapas – e você estará executando.

ALONGAMENTO, FORÇA, EQUILÍBRIO

Até agora, nos referimos ao exercício aeróbico, que requer um esforço do sistema respiratório e do coração. Mas, para cuidar da sua saúde, você também precisa de esforço muscular, equilíbrio e consciência corporal.

Portanto, uma atividade física completa requer outro tipo de exercícios complementares: alongamento ou yoga, Pilates ou exercícios com pesos ou máquinas, taichí e chikung são algumas práticas e disciplinas que nos ajudam a trabalhar nesses aspectos.